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Um motor de combustão interna que funciona com gasolina sem chumbo acumula uma tremenda quantidade de pressão dentro do cárter fechado. Esta pressão é usada para alimentar várias correias e polias, desde alternadores até unidades CA, mas é liberada graças ao uso de uma bomba de vácuo. Um motor a diesel, por outro lado, depende de bombas de vácuo para fornecer energia para outros sistemas, principalmente o sistema de freios e, em muitos casos, o sistema de ar condicionado. A bomba de vácuo opera continuamente enquanto cada cilindro dentro do motor continua a disparar. Quando a bomba de vácuo vai mal ou falha completamente, pode afetar significativamente o desempenho global e operação de um veículo.

Como a bomba de vácuo está sempre em uso, a probabilidade de ocorrer algum tipo de falha mecânica ou ruptura total é mais provável nos motores a diesel que utilizam esse componente. A causa mais comum de falha na bomba de vácuo ocorre devido a correias quebradas, problemas elétricos no interior da unidade ou mangueiras de vácuo que falham. Em um veículo movido a gasolina, a bomba de vácuo tende a impactar as emissões ou o sistema de escape; no entanto, se não for mantido adequadamente, pode causar danos significativos aos componentes da cabeça do cilindro.

A bomba opera constantemente se o motor estiver ligado, portanto, o uso e o desgaste eventualmente causarão falhas. Quando isso acontece, você notará uma redução no desempenho de frenagem. Se o seu veículo usa a bomba de vácuo para operar o AC, você também notará que não consegue manter uma temperatura consistente na cabine.

Aqui estão alguns sintomas comuns que sugerem uma bomba de vácuo ruim para aplicações a gasolina e diesel.

1. Má eficiência de combustível

Quando existe um vazamento de vácuo, é mais comumente causado por mangueiras de vácuo que estão quebradas, possuem conexões defeituosas ou a bomba de vácuo não está em operação. Se você ouvir com muito cuidado, às vezes você pode ouvir um som de "assobio" que é o sinal de um vazamento de vácuo. No entanto, a maneira mais comum de perceber isso é quando o mecanismo perde a eficiência de combustível. A razão para isto é devido ao fato de que a exaustão do veículo é atrasada na saída da câmara de combustão. Quando há um acúmulo de combustível queimado, o novo combustível queima menos eficiência. Essa condição também reduzirá o desempenho do motor; mas realmente depende da fabricação e uso da bomba de vácuo.

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Se você perceber que tem uma baixa eficiência de combustível - nos motores a gasolina e a diesel, peça ao seu mecânico local certificado pela ASE que inspecione a bomba de vácuo, as mangueiras e o motor quanto a vazamentos de vácuo.

2. pedal de freio difícil de pressionar

Esse sintoma é comum em motores a diesel que usam um impulsionador de bomba de vácuo para ajudar a melhorar o desempenho do freio. É especialmente comum em caminhões semi-caminhões a diesel maiores e caminhões com tração traseira com dois pneus. Quando a bomba começa a falhar, produz menos sucção, o que ajuda a fornecer pressão ao cilindro mestre do freio e fornece pressão adicional dentro das linhas de freio. Eventualmente, a falta de pressão no sistema de freios sobe até o pedal. Se houver muita pressão, o pedal será sólido, mas muito perdoador. Quando a pressão de vácuo é baixa, o pedal é áspero e muito difícil de pressionar e engatar os freios.

Quando reconhecer este sinal de aviso, não espere que este item seja consertado ou examinado por um mecânico profissional. Peça a um mecânico a diesel certificado que corrija esse problema o quanto antes.

3. Vazamento de óleo sob a lateral do motor

A maioria das bombas de vácuo está localizada no lado esquerdo ou direito do motor, normalmente mais perto do cilindro principal do freio em veículos a diesel. A bomba de vácuo requer óleo para manter a lubrificação adequada e reduzir a temperatura interna devido ao uso frequente. Se você notar que o óleo está pingando do lado esquerdo ou direito do seu motor, ele pode estar vindo da bomba de vácuo. Peça a um mecânico que examine este problema, independentemente de onde você possa pensar que o óleo está vazando, já que ele pode levar a uma falha importante no componente mecânico se não for corrigido.

4. Ar condicionado não está funcionando

Se a sua unidade de CA parar de funcionar de repente, isso pode ser causado por uma bomba de vácuo, especialmente em aplicações a diesel. Se você notar um problema com sua unidade de CA, mas ela foi recentemente reparada, entre em contato com um mecânico local para inspecionar sua bomba de vácuo em busca de qualquer problema.

Os sinais de aviso acima são apenas alguns dos possíveis sintomas de uma bomba de vácuo com defeito ou falha.

(por  IT- Vermin-Club)